nova cerveja da westmalle - a westmalle extra

Westmalle lança a sua Extra no mercado

A Trapista Westmalle, além de seu queijo, é conhecida principalmente pelas suas cervejas Westmalle Dubbel e Westmalle Tripel.

Mas poucas pessoas sabem que existe uma terceira cerveja, a Westmalle Extra que desde a sua criação era disponível somente para o consumos dos monges, e que mais tarde, começou a ser vendida para pessoas comuns, somente nos portões da abadia e na taberna da propriedade, em frente à Abadia.

 Abdij van Onze-Lieve-Vrouw van het Heilig Hart in Westmalle

A fabricação de cerveja na Abdij van Onze-Lieve-Vrouw van het Heilig Hart in Westmalle (Abadia de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Westmalle) é literalmente uma tradição milenar.

Inicialmente a Extra era uma cerveja que se bebia como refeição dos monges e que mais tarde passou a ser oferecida aos convidados e visitantes do monastério. 

A Westmalle Extra

A partir de agora a Westmalle decidiu comercializar a sua Extra para o comércio em geral.

A Westmalle Extra é uma Trappist Single ou Patersbier clara com 4,8% ABV de alta fermentação, refermentada na garrafa e de extrema refrescância, e será comercializada para que todos possam saborear a “cerveja de mesa dos monges”. 

“O caráter lupulado proporciona um gosto final agradável e refrescante. A comercialização da nossa Extra não tem a ver apenas com o apoio ao comércio de cerveja, mas também devido à uma procura crescente de cervejas saborosas com baixo teor alcoólico.” Comenta o Gerente de produção da Westmalle Phillippe Van Assche. 

A Westmalle Extra é fabricada desde os primeiros anos de produção de cerveja na Abadia, especialmente após a Segunda Guerra Mundial ela evoluiu para a cerveja que é hoje.

Nos últimos anos, a cerveja só estava disponível para a venda no portão da abadia e somente às sextas-feiras. 

westmalle extra a nova trapista da westmalle

Suporte aos comerciantes de bebidas

“Realmente notamos uma demanda cada vez maior. Uma vez, tivemos até italianos no portão que viajaram especialmente para isso. É por isso que agora decidimos disponibilizar a Extra para o  público em geral. Com o passar do tempo não iremos mais vender nos portões da Abadia, mas somente através do comércio especializado em bebidas e restaurantes. Desta forma, a nossa abadia quer oferecer aos comerciantes de bebidas e operadores de restaurantes que foram severamente afetados pelas consequências econômicas da pandemia de Covid19, algo especial quando eles puderem reabrir suas portas.” Diz Phillippe Van Assche. 

Cerca de 130.000 hectolitros de cerveja são produzidos anualmente na cervejaria da abadia em Westmalle.

Cerca de 2% disso, ou seja, não mais do que 2.000 hectolitros, agora serão reservados para a Extra.

É uma cerveja de alta fermentação, com baixo teor alcoólico e refermentação na garrafa, é produzida com a mesma levedura da Dubbel e da Tripel. 

“Só vamos produzi-la de forma limitada porque temos uma quantidade de produtiva fixa para a Dubbel e a Tripel. Haverá também apenas exportações limitadas para o exterior, por enquanto principalmente para Holanda e França 200 hectolitros por ano.” comenta Phillippe Van Assche. 

Por enquanto, o Westmalle Extra estará disponível apenas em embalagens de 33 cl. Ainda não há planos para garrafas grandes ou barris.

O dinheiro arrecadado com a cerveja será utilizado pela abadia para sua própria manutenção. 

O que diz o irmão Benedikt

“É uma fonte de renda para nós”, disse o irmão Benedikt. 

Até o século 20 vivíamos principalmente da nossa fazenda, mas com o passar dos anos, isso não era mais suficiente.

Aos poucos, a receita passou a vir principalmente da venda de nossa cerveja e queijo.

No ano passado, as vendas diminuíram um pouco devido ao fechamento do setor de restaurantes, mas as pessoas ainda procuraram as nossas Dubbel e Tripel no comércio de cerveja e supermercados, de modo que pudemos absorver em grande parte as vendas reduzidas para os restaurantes. 

Agora é esperar que essa jóia chegue em terras brasileiras.

Nas minhas várias viagens com a Expedição Cervejeira tive a oportunidade de provar a Westmalle Extra e posso garantir que os apreciadores de cervejas tem muito o que comemorar.

Texto por Douglas Merlo
Doemens Biersommelier
BJCP Certified
The British Guild of Beer Writers Member
Mixologist

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *