Chimay

Chimay lança nova cerveja

Chimay lança nova cerveja: a Chimay 150

Novamente o mundo da cerveja trapista foi notícia essa semana

Depois do lançamento da Triple Extra da Rochefort, a Sinergia 21 da Tre Fontane e o início da comercialização oficial da Westmalle Extra ao público em geral, os holofotes agora estão voltados para a nova cerveja da Chimay.

Assim como as outras novidades, nesse caso também se trata de um acontecimento histórico, porque a última cerveja de linha lançada pela Abadia de Notre Dame de Scourmont foi a Cinq Cents (Tripel) em 1966.

Ou seja, depois de mais de 50 anos a Chimay optou por renovar a sua gama com um produto inédito, batizada de Chimay 150 (10% ABV).

Chimay 150

Na realidade a Chimay 150 não é totalmente inédita, essa receita foi elaborada em 2012 com edição limitada de 150 mil garrafas de 750ml para comemorar os 150 anos da cervejaria chamada de Chimay Spéciale 150, que na época esgotou em poucas semanas (por isso o motivo do nome desse novo lançamento).

Agora a Chimay decidiu produzir e colocar em linha, juntamente com os outros 4 produtos regulares (Dorée, Rouge, Tripel e Bleue).

Assim como todos esses outros rótulos da Chimay que são identificáveis pela cor, a Chimay 150 será vestida com a cor verde, ou seja Chimay “vert”, e será disponibilizada em garrafas de 750ml e 330ml.

Chimay Spéciale 150
Chimay Spéciale 150

A Chimay 150 é uma Belgian Strong Golden Ale.

Uma cerveja alcoólica, intensa e complexa, mas também perigosamente fácil de se beber, mesmo com o elevado teor alcoólico.

A levedura (a mesma usada nas outras cervejas da abadia) é a grande protagonista, mas existe também uma grande contribuição das especiarias adicionadas durante o processo produtivo dessa cerveja, com o uso de semente de coentro e um outro ingrediente especial que a abadia prefere não revelar, mas que diz ser raro, caro e difícil de encontrar na Bélgica.

A escolha dos lúpulos foi clássica, com uso de Saaz e Hellertau Mittelfruh, ambos cultivados na Bélgica.

Mas porque a escolha da Chimay Spéciale 150 (receita de 2012) para uma nova cerveja de linha da abadia?

Chimay 150
Chimay 150

“A Chimay Spéciale 150 é o resultado da experiência de gerações de cervejeiros por 150 anos dentro da nossa abadia, sob o controle da comunidade monástica. Justamente em 2012, para celebrar os 150 anos da lendária cervejaria, foi produzida pela primeira vez a Spéciale 150 em edição limitada. Obteve um sucesso estrondoso e poucos foram os privilegiados que puderam degustá-la, e por isso nós da Chimay decidimos inserir este rótulo em nossa gama principal e perene”

Xavier Pirlot – Diretor Geral de Cervejas e Queijos da Chimay

Xavier Pirlot, continua:

Estamos muito orgulhosos de dar as boas vindas para essa nova cerveja de linha.

Trata-se de uma cerveja excepcional e reforça o espírito, a filosofia e os valores que desde sempre caracterizam a Chimay.

Com essa grande novidade, teremos a possibilidade de continuar aquela que é a nossa missão como produtores de cerveja e queijos, ou seja, contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso território e continuar com as obras de caridade de natureza social que são um dos requisitos fundamentais e indispensáveis das cervejarias trapistas.”

Já tive a oportunidade de degustar a receita original produzida em 2012, produzida em comemoração dos 150 anos da cervejaria de Chimay.

Degustação:

Segundo minhas anotações ela surpreendia pela complexidade, elegância e equilíbrio entre um universo de aromas e sabores lembrando notas frutadas como polpa de frutas amarelas, bergamota e limão Tahiti. Um balsâmico recordando nuances de menta e eucalipto, terminando com um condimentado exuberante recordando alecrim, cravo e gengibre.

Texto por Douglas Merlo
Doemens Biersommelier
BJCP Certified
The British Guild of Beer Writers Member
Mixologist

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *